FORMULADOS

Novo inseticida para controle da falsa-medideira do algodão chega ao Brasil


A lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens) ataca até 73 culturas, entre elas o algodão. Na cultura é responsável por danos nas folhas, botões florais, flores e maçãs. O inseto também se destaca pela dificuldade de controle com inseticidas químicos. Trata-se de uma pequena praga polífaga, com potencial prejuízo à produtividade.

Para ajudar no combate, a multinacional portuguesa Ascenza vai distribuir no país o inseticida Indoxacarb 15 SC Guarda, fabricado pela empresa indiana Gharda. A molécula presente na formulação apresenta-se como um pró-inseticida ou inseticida ainda inativo quando é pulverizada.

“Após a ingestão, os metabólitos resultantes atuam como bloqueadores dos canais de sódio no sistema nervoso dos insetos, o que resulta em paralisia e morte”, explica o engenheiro agrônomo e doutor, Clérison Régis Perini, pesquisador de entomologia na Proteplan.

Os trabalhos publicados até o momento com o indoxacarbe fazem parte de pesquisas do Laboratório de Manejo Integrado de Pragas (LabMIP) da Universidade Federal de Santa Maria. Os experimentos foram conduzidos no campo em infestação natural de H. armigera e C. includens durante três safras. Segundo o entomologista, o indoxacarbe apresentou eficiência satisfatória para ambas as espécies-praga, estando entre os três inseticidas mais eficazes para o controle das lagartas.

 

Fonte: AgroLink, 06/12/2021

Fonte da Imagem: sbj04769 – Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close